quarta-feira, agosto 31, 2011
terça-feira, agosto 30, 2011
segunda-feira, agosto 29, 2011
domingo, agosto 28, 2011
ESTAMOS CONTANDO COM SUA PRESENÇA
sábado, agosto 27, 2011
UMA REDE DE CATADORES EM MARACANAÚ

Olá amigos do Blog prosperidade para todos.
Faço aqui o registro da reunião da AEDI com a trilha Consultoria que presta serviços para Petrobrás que aconteceu no último dia 25 de agosto findo, onde os Palestrantes: Neide Cavalcante e Daniel da referida Trilha consultoria, abordaram o tema: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PODE GERAR RENDA
Na oportunidade estavam presentes representantes de associações, institutos e empresas de Maracanaú
Ficou esclarecido que o Óleo De cozinha usado nas cozinhas do País é reaproveitado para a fabricação de sabão ou biodiesel, processo esse que acontece na usina de biodiesel da Petrobras que foi instalada em Quixadá no ano de 2009, a Petrobras ainda conta com mais duas usinas espalhadas no Brasil,o biodiesel também pode ser fabricado do óleo de algodão,soja e da mamona.A usina de Quixadá foi implantada com o recurso de uma emenda parlamentar do deputado Eudes Xavier.
Em Quixadá existe a Cooperativa O- limpo que recolhe os óleos usados o processa , mandando para a Petrobras, a primeira venda da cooperativa foi de 20 mil litros e rendeu R$. 2.400,00
Vale salientar que a Petrobras só compra mamona da agricultura familiar bem como o óleo usado que só é comprado de associações e cooperativas.
A idéia da reunião é a proposta de uma rede de catadores de Maracanaú coletar o Óleo e repassar para a associação de Quixadá que já tem todo equipamento necessário para o processamento do óleo, para só então destinar a PETROBRAS que o transformará em biodiesel
MAIORES INFORMAÇÕES: Rede de Catadores(as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará- (850 3483-7520- Av.: Presidente Castelo branco,5069- Barra do Ceará- Fortaleza-CE.
O MAIS IMPORTANTE DESSE TRABALHO É CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, CRIAR O HÁBITO DE RECICLAR SEU ÓLEO E NÃO POLUIR O MEIO AMBIENTE VEJA PESQUISA EDITADA NO DIÁRIO DO NORDETE EM 06/07/2010.
Informa a Assessoria de Comunicação da Cagece: Mais de 50 milhões de litros de óleo de cozinha provenientes de Fortaleza e Região Metropolitana param na rede de esgoto. Estudo da Cagece, em parceria com a UFC, mostra que o óleo pode virar bioóleo e gerar renda a famílias cearenses.
Cerca de 52 milhões de litros de óleo de cozinha são jogados, todo ano, na rede de esgoto, o que equivale a 93% do total de óleo gerado na RMF.
O volume foi levantado por um estudo feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) a pedido da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
A prática de despejar óleo na rede de esgoto ocasiona constantes obstruções, provoca a formação de detritos sólidos e incrustação nas paredes da tubulação, aumenta do risco de poluição de cursos de água e eleva o custo final no tratamento dos efluentes.
Para resolver esses problemas, a Cagece e a UFC estão estudando o aproveitamento de óleo de cozinha como matéria-prima para a geração de biocombustível alternativo.
Pelo projeto, o óleo residual de fritura seria separado por filtragem para retirar as impurezas e misturado a óleos provenientes da agricultura familiar na Usina de BioDiesel de Quixadá, distante 167 km de Fortaleza.
Com o óleo de fritura jogado hoje no esgoto seria possível suprir e complementar em mais de 50% a necessidade atual de insumos da Usina. A unidade de Quixadá pode processar até 108 milhões litros de biodiesel por ano, mas trabalha com capacidade ociosa por falta de matéria-prima. Além de diminuir os problemas na rede de esgoto, a ação resolveria problemas ambientais e ainda iria gerar renda a famílias cearenses.
Segundo o estudo da Cagece, é possível obter até 4,7 milhões de litros de óleo por mês na Região Metropolitana de Fortaleza, 65% destes só no município de Fortaleza. Se vendido, o óleo tratado produzido na RMF poderia movimentar até R$ 9 milhões por ano.
Os resultados da análise, coordenado pelo professor Bosco Arruda, indicam que mais de 46% do óleo gerado em residências em Fortaleza são jogados no esgoto contra 18% da área comercial.
A maior concentração da geração de óleo por mês em cozinhas industriais provém dos seguintes bairros: Centro, Meirelles e Aldeota, gerando, respectivamente, 44.162 litros (l), 42.975 l e 14.483 l.
No setor residencial, destaca-se a alta produção por mês na Granja Lisboa, com 117.624 l, e Aldeota, com 35.047 l. Já os bairros com maior incidência de direcionamento do óleo residual para o esgoto são Mondubim, Vila Velha, Barra do Ceará e Jangurussu, destinando, respectivamente, 88.730 l, 38.956 l, 34.971L e 30.051 l à rede de esgoto.
Verifica-se então que o setor residencial produz mais óleo que o setor comercial, necessitando de um extenso trabalho de educação ambiental e de políticas de incentivo ao bom direcionamento do óleo residual.
Segundo a Cagece, uma das formas mais viáveis e eficazes de disponibilizar os volumes de óleo, para evitar a degradação do meio ambiente, é criar bônus em contas de água dos produtores domiciliares daquele óleo residual.
O período de descarte deve ser quinzenal, feito através de recipientes adequados e acessíveis, como garrafas pet.
Para universalizar este procedimento, a Cagece e a UFC estão estudando esquemas de coleta que envolvam associações de catadores, em políticas de parceria e responsabilidade social.
Uma ação de grande impacto pode ser a injunção da Cagece junto às câmaras municipais no âmbito da RMF no sentido de aprovar lei que incentive os cidadãos e empresários a transacionar ou doar o óleo gerado.
Abraçando a todos com muito carinho
Por
Iris de Queiroz
Educadora
sexta-feira, agosto 26, 2011
TRAGA SUA FAMÍLIA PARA O EVENTO

Olá amigos do meu Blog saúde para todos.
Estou convidando vocês e a quem possa interessar para o encontro
“Ceará de Paz”
Tragam as problemáticas que aflingem suas localidades e busquemos juntos as possíveis soluções
Jardim Jatobá, Siqueira, limite Maracanaú-Fortaleza...
DIVULGUE! PARTICIPE!
Dia 28/08/2011
Horário: 14 às 17 Horas
Local: Colégio Estatal Paulo Elpídio, Rua Prof. Manoel de Castro, 1202 – Jardim Jatobá
Contato: 3498.5985 / 8630.2969
Conto com vocês
EDUCADORAquinta-feira, agosto 25, 2011
quarta-feira, agosto 24, 2011
MAIS UM EMPREENDIMENTO DE SUCESSO CHEGA AO NOSSO DISTRITO
Olá amigos e seguidores do Pajuçara em Foco.
Hoje quero divulgar para o mundo a mais nova aquisição da nossa comunidade.
Falo da ÓTICA BORÍS que agora enobrece a todos com seus serviços.
Em entrevista a este blog, a gerente Iara Damasceno nos disse que está muito contente com mais uma das 72 lojas das Óticas Boris instalada em Pajuçara:
Ela conta: “Vim de outra loja, já trabalhava antes há cinco anos com as Óticas Boris. A Boris hoje conta com 72 lojas dentro do estado do Ceará, está no mercado há 38 anos.
Nossa vinda à Pajuçara se deu através de pesquisas, dois fatores contribuíram exitosamente: primeiro, pelo potencial industrial e o segundo, por ser um distrito em expansão.
Estamos gostando de atuar aqui, o poder aquisitivo da população permite a fácil aceitação de nossos produtos que são de alta qualidade, as pessoas gostam do que é bom.
Ao chegar aqui estudei o contexto social do bairro, sua dinâmica, identificar parcerias, unir forças fortalecer alianças, prova disso é a parceria com Banco Comunitário Paju.
Para envolver ainda mais nossos clientes estamos com o “Concurso Cultural Óticas Boris, minha preferida é Você”.
Para participar basta solicitar um cupom em uma das 72 lojas e preenchê-lo, lembrando que para ganhar o cupom o mesmo não está condicionado à compra. O participante estará concorrendo a 01 moto para as cinco melhores frases e 01 netbook para as 72 frases mais criativas. Maiores informações do Concurso cultural e produtos das Óticas Boris consulte o site: : WWW.oticasboris.com.br
Óticas Boris – Loja Pajuçara
Gerente- Iara Damasceno
Local- Rua- Luzanira Fermon, 204 – Próx. UNIMED
Pajuçara- Maracanaú-CE
Fone: 3272-7926
Site: WWW.oticasboris.com.br
E-mail- borispajucara@gmail.com
Abraços para todos com muito carinho.
Por
Iris de Queiroz
Educadora
terça-feira, agosto 23, 2011
21 ANOS DE EXISTÊNCIA

O bairro do Jardim Bandeirante em Pajuçara completou 21 anos de existência
criado em 19 de agosto de 1990 o bairro tem crescido de forma veloz, mas ainda falta
estruturas básicas para os moradores. O CCDS ( Conselho Comunitário de Defesa Social) com sede
provisória à Rua - Pedro Álvares Cabral, 430 - fone:(85) 8723 - 5287 comemorou
os 21 anos do bairro nos dias 18, 19 e 20 de agosto com eventos culturais e ação global.