segunda-feira, abril 30, 2012

EQUILÍBRIO NO TRABALHO



Olá amigas e seguidoras do Blog, bom dia para todas.

Hoje eu trouxe de do site: Dicas de Mulher texto Andressa Dias, como se portar bem no trabalho. Na oportunidade a autora ensina a evitar situações embaraçosas ou complicadas.

Para que a harmonia do ambiente seja mantida é essencial ter em mente algumas regras básicas de boa convivência no trabalho, não é? Confira nossas dicas de como se portar bem no ambiente profissional e evite situações embaraçosas.

Conversas

Tome cuidado com conversas em tom de voz alto demais no ambiente de trabalho, isso pode atrapalhar a concentração dos seus colegas de trabalho. Se tiver que conversar com alguém prefira um lugar apropriado como uma sala de reuniões.

Telefone

Ao falar ao telefone no seu trabalho, não passe uma hora conversando e fofocando com a sua melhor amiga no telefone da empresa. Além disso, ao falar ao telefone procure usar um tom de voz normal a baixo e linguagem neutra ou formal, sem diminutivos ou intimidades.

Quando se tratar do seu próprio telefone, o ideal é deixa-lo no silencioso para não atrapalhar a concentração dos colegas e evitar ficar falando no celular a toda hora. Prefira ir à um lugar mais reservado se você tiver que atender a ligação.

E-mails

Ao enviar e-mails no trabalho, restrinja-os a e-mails profissionais. Não envie e-mails como correntes e e-mails pessoais aos seus contatos profissionais. Se você tiver amizade com colegas e clientes, use o seu e-mail pessoal para tratar de assuntos particulares.

Respeito

O respeito é imprescindível no ambiente de trabalho, portanto respeite o espaço de cada um. Por exemplo, evite pegar objetos emprestados de seus colegas sem pedir antes ou comer algo que é de outra pessoa.

Redes sociais

Abstenha-se de comentários e indiretas sobre a empresa e colegas de trabalho nas redes sociais. Isso pode causar sérios problemas de relacionamento ou ainda ter piores consequências, sem mencionar o fato de que é totalmente deselegante.

Brincadeiras

Tome extremo cuidado ao fazer piadas e brincadeiras com seus colegas de trabalho. Em um primeiro momento eles podem até reagir bem, mas isso pode causar problemas de relacionamento entre vocês. Evite tecer comentários pejorativos e mesmo que a pessoa pareça não se importar com as brincadeiras, evite esse tipo de interação.

Cordialidade

Exerça a cordialidade no trabalho, até mesmo com os colegas com quem você não tem tanta afinidade. Ser educado e gentil certamente não vai render frutos ruins e as pessoas provavelmente também te tratarão assim se você for cordial com elas. Sendo assim, cultivando essa postura todos saem ganhando, afinal o que custa dar um “bom dia” para todos ao chegar no trabalho?

Adotando essas atitudes perante seus colegas de trabalho, o ambiente fica muito mais leve a convivência muito mais agradável, então vale a pena tentar.

Um grande abraço para todas e até amanhã com muito carinho.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

domingo, abril 29, 2012

VAI TER CONCURSO ESTE ANO


Olá amigos do Pajuçara em Foco, bom dia.

O Jornal Diário do Nordeste divulgou neste domingo e eu divulgo para quem possa se interessar, que a Cagece deve lançar concurso com 945 vagas.

Segundo o artigo a Cagece aplicou seu último concurso em 2001, quando ofereceu 80 vagas de nível médio e superior.

Vamos acompanhar os detalhes.

Em 2011, o Governo do Ceará abriu 2.712 vagas em concursos públicos. Para este ano, pelo menos mais 945 oportunidades são esperadas, desta vez no concurso para a Cagece.

A autorização para a realização do certame foi dada pelo governador Cid Gomes na última quarta-feira (25), durante reunião no Palácio da Abolição, que contou com a presença do secretário das Cidades, Camilo Santana, e diretores da Cagece.

Do total de ofertas, 315 serão para contratação imediata e 630 comporão o cadastro de reserva. Para nível médio, estão previstas vagas para técnico administrativo operacional.

Entre os cargos de nível superior, há previsão para analista de gestão, advogado, arquiteto, biólogo, químico, engenheiro e geólogo. Haverá também chances para graduados em cursos tecnológicos.

Previsão

Cagece deve lançar concurso neste ano

A afirmação é do secretário de Cidades do Governo do Ceará, Camilo Santana, em entrevista ao Empregos

Um dos objetivos do concurso é a substituição dos empregados terceirizados do órgão. "Hoje, nós temos em torno de 4 mil funcionários na Cagece, dos quais apenas 1.151 são do quadro efetivo de servidores. O restante, é terceirizado", afirmou o secretário de Cidades Camilo Santana em entrevista ao caderno Empregos. "A ideia é fazer essa substituição na empresa".

Além disso, os contratados também poderão ser lotados em novos equipamentos que a Cagece pretende implantar no Estado. De acordo com o secretário, "nem todos vão ser para substituir terceirizados, alguns vão fazer parte dos novos sistemas que estamos em construção, como a Estação de Tratamento de Água Oeste, situada em Caucaia, que custou R$ 150 milhões e vai precisar de toda uma equipe nova para operar, como também em outros equipamentos que estamos construindo no interior do Estado, como Aracati e Quixadá, que estão em obras".

Sai em 2012

Camilo Santana afirmou que a meta é realizar a seleção em 2012. "Nós vamos trabalhar muito para sair este ano", enfatizou. Ele explicou que a companhia sofre com a defasagem de funcionários concursados, tendo em vista que o último processo seletivo foi realizado há 11 anos atrás. "Com o passar do tempo as pessoas vão se aposentado, outros vão para outro emprego, e as empresas vão tendo essa dificuldade de reposição", argumentou.

A primeira etapa é a realização de estudos internos para avaliar a necessidade da empresa e a capacidade de contratação, tendo em vista que o custo de um empregado efetivo é maior do que um terceirizado. Em seguida, será realizada uma licitação para a contratação da empresa organizadora, e só então o edital deverá ser elaborado.

Sobre a convocação dos aprovados, o secretário afirmou que "se der tempo, a gente vai chamar ainda este ano".

Seleção há 11 anos

No dia 30 de julho de 2001 foi publicado, no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital do concurso destinado a preencher 80 vagas na Cagece. Destas, 34 era destinadas ao posto de técnico industrial, que exigia nível médio (técnicos) ou superior (tecnólogos). Outras 36 oportunidades foram ofertadas para os cargos de administrador, advogado, analista de sistemas, biólogo, contador, economista, engenheiro, psicólogo e químico, que exigem nível superior. Além disso, 10 vagas foram abertas para graduados com especialização e/ou mestrado, para funções de engenheiro, analista de sistemas, analista de planejamento econômico-financeiro e médico.

CHANCES

945 oportunidades estão previstas para a seleção da Cagece. Destas, 315 serão para contratação imediata, mais 630 para cadastro de reserva, para nível médio e superior

80 ofertas foram disponibilizadas no último concurso do órgão, aberto em 2001, destinado a preencher cargos de nível médio/técnico, superior e superior com mestrado

Abraço para todos e até amanhã.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

sexta-feira, abril 27, 2012

TUDO DE ÓTIMO PARA ELAS!!

Recados


NÃO DEIXE DE PARTICIPAR COM SEU ÓLEO

ELAS SÃO MUITO PODEROSAS



Olá amigas e amigos do Pajuçara em Foco Blog, saúde e prosperidadepara todos.

Hoje nosso assunto é uma singela homenagem para os empregados domésticos de todo o Mundo.

O crédito e argumento são de Francisco Antonio Feijó - Ele é presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) - presidencia@cnpl.org.br

No dia 27 de abril, o mundo inteiro comemora o Dia dos Empregados Domésticos. A data é dedicada a Santa Rita, a padroeira das domésticas. Filha de camponeses, Rita nasceu na Itália e exerceu a profissão de empregada doméstica por 48 anos, sendo sempre com muita dedicação e apreço. Em 1696 foi canonizada pela Igreja Católica e proclamada padroeira das empregadas domésticas pelo Papa Pio XII.

Neste ano, o mundo tem um bom motivo para comemorar a data, uma vez que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, em junho do ano passado, durante a 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, uma Convenção que conferiu aos domésticos os mesmos direitos que usufruem os profissionais de outros segmentos. Já foram definidos, na OIT, os parâmetros para a segurança social e para a concessão de direitos trabalhistas básicos desses trabalhadores. Nada mais justo!

Vale lembrar que são os domésticos que resolvem os problemas cotidianos da residência onde trabalham, permitindo que seus moradores tenham mais tempo para os afazeres pessoais. São eles que mantêm os ambientes em bons estados, as roupas prontas para serem usadas e as refeições preparadas.

É um trabalho difícil, não obstante indispensável ao convívio familiar. Para desempenhar suas funções adequadamente, é imprescindível que os domésticos reconheçam a importância de seu trabalho. Só assim eles se sentirão valorizados. Esses profissionais precisam ter motivos para trabalhar e se dedicar às atividades que exercem, com orgulho.

De acordo com informações da OIT, com base em pesquisas realizadas em 117 países, há pelo menos 52,6 milhões de trabalhadores domésticos no mundo. São eles os faxineiros, cozinheiros, jardineiros, caseiros e babás. O número representa um percentual de 4% e 10% da força laboral nos países em desenvolvimento e até 2,5% nos países industrializados.

O texto introdutório da nova Convenção diz que “o trabalho doméstico continua sendo desvalorizado e invisível, feito principalmente por mulheres e meninas, muitas das quais são migrantes ou pertencem a comunidades desfavorecidas e são particularmente vulneráveis à discriminação relativa ao emprego e trabalho, bem como de outras violações dos direitos humanos”.

Você já parou para pensar quantos empregados domésticos estão sendo, hoje, submetidos a cargas horárias excessivas, sem direito a alimentação adequada e descanso semanal? É importante lembrar que não são poucos os que devem permanecer no local de trabalho durante suas férias. Sem contar a discriminação, ofensas pessoais, assédio moral.

É possível afirmar que a realidade de muitos empregados domésticos se assemelha ao do trabalho escravo, uma vez que eles vêm sendo vítimas frequentes de violação dos direitos humanos e dos direitos fundamentais do trabalho.

Essa Convenção surgiu justamente para reverter esse quadro, priorizando o respeito e a dignidade humana, e contribuindo para a diminuição da informalidade desse mercado. Não há motivos para o empregado doméstico ter menos direitos quando comparado ao trabalhador ‘comum’.

Já passou da hora desses profissionais terem os mesmos direitos de outros trabalhadores, incluindo jornada de trabalho, descanso semanal de pelo menos 24 horas consecutivas, piso salarial, informações claras sobre termos e condições de emprego, bem como o respeito pelos princípios e direitos fundamentais do trabalho, incluindo a liberdade de associação e negociação coletiva.

Os empregados domésticos não só devem ter direitos, mas sim deveres, por parte dos empregadores e governo, que devem ser lembrados e cumpridos.

Carteira de trabalho, carnê de pagamento do INSS e FGTS são só alguns exemplos do que todo profissional deve ter.

A redução da pobreza só é possível com o crescimento econômico, que deve acontecer por meio do trabalho decente.

Motivar é dar motivos. Nada mais justo do que proporcionar a esses profissionais um clima favorável para que eles se automotivem.

Nosso carinho para todos os empregados domésticos do Brasil e do Mundo.

Abraços e até amanhã.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

quinta-feira, abril 26, 2012

DIFERENTES E INUSITADAS


Olá amigos e seguidores do Pajuçara em Foco blog, bom dia para vocês.

Hoje nós vamos falar sobre profissões divertidas.

O crédito é do Novo Portal Zun – Juliana.

A autora afirma que existem profissões divertidas e bem diferentes que podem ser a escolha certa para quem deseja fugir do comum.

Vamos conhecer algumas delas.

A rotina do emprego, as cobranças, reuniões, prazos e os diversos afazeres diários fazem muitas pessoas começarem a semana desanimadas.

Mas e se você tivesse um emprego divertido, como conhecer e testar os detalhes do carro que ainda será lançado, experimentar todos os dias diversos chocolates ou passear pelo shopping a procura de presentes sem se preocupar com a fatura do cartão?

Unir o útil ao agradável seria o emprego perfeito, e isso para algumas pessoas já é realidade. As profissões diferentes e inusitadas podem ser uma boa saída para quem está querendo mudar de ares, conheça algumas delas:

Personal Shopper

Apesar do serviço ser recente no Brasil, já está havendo muita procura.

Consiste em ajudar pessoas que não têm tempo para pesquisar e escolher presentes ou artigos para eles próprios.

O personal pesquisa de acordo com a ocasião e o orçamento indicado sobre os produtos que o cliente busca e, então o acompanha e indica os locais onde poderá encontrar tudo o que precisa.

Personal trainer dos olhos

O trabalho de um ortóptista, que é como são chamados estes profissionais é comparado a uma fisioterapia dos olhos.

A técnica que é milenar se resume em exercitar a musculatura ocular, garantindo mais saúde para os olhos. Os exercícios oculares visam mais agilidade, reflexo, poder de concentração e aumento da memória visual.

Babá de animais

Como a profissão é muito recente no Brasil ainda não há cursos de especialização na área, mas já existem pessoas faturando um bom dinheiro com cuidados aos bichinhos.

Trazendo um quesito fundamental que é gostar de animais, o serviço consiste em visitas na casa de donos ausentes para repor comida, água, passeios e limpeza do local do animal.

Apesar de existir o lado divertido dessas profissões, todas requerem muita responsabilidade, assim como para qualquer emprego. Se você está em busca de uma ocupação remunerada, talvez estas sejam boas oportunidades para aprender e fazer tarefas inusitadas e diferentes e ainda faturar uma graninha.

Um abração para todos e até amanhã.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

quarta-feira, abril 25, 2012

TUDO IRÁ MELHORAR COM MENOS JUROS


Olá amigos do Pajuçara em Foco Blog, prosperidade para todos.

Hoje nosso assunto vem do Jornal Diário do Nordeste, onde se publicou que a Caixa vai reduzir juro imobiliário.

Segundo a matéria os detalhes serão anunciados hoje. Modalidade é a nova investida do banco, que já enxugou várias taxas.

Vamos aos detalhes.

São Paulo. A Caixa Econômica Federal informou que irá anunciar hoje redução da taxa de juros do crédito imobiliário. O banco é o primeiro a oficializar que irá alterar as taxas do crédito imobiliário. Até o momento, as instituições fizeram mudanças em outras linhas destinadas a pessoa física e jurídica, como crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículos e rotativo do cartão de crédito.

A Caixa não informou se as mudanças serão válidas apenas para novos financiamentos ou se também serão estendidas àqueles em andamento. No entanto, as reduções das taxas de empréstimos feitas até agora foram válidas apenas para novos contratos. Na sexta-feira, o banco público reduziu a taxa de administração dos fundos de investimentos e diminuiu o valor da aplicação inicial. No mesmo dia, informou que faria uma nova rodada de corte dos juros - que já tinha sido feita no início do mês. A justificativa foi a queda na Selic, a taxa básica de juros.

No dia 18, o Banco Central anunciou a redução de 9,75% para 9% da Selic, o menor patamar em dois anos.

O Banco do Brasil também fez dois cortes nas taxas de juros: um no início do mês e outro na semana passada.

Quedas

O BB foi o primeiro banco a anunciar queda nas taxas de juros, em 4 de abril, com o lançamento do programa BomPraTodos. No dia seguinte (5 de abril) foi a vez da Caixa Econômica Federal.

O HSBC foi o primeiro banco privado a anunciar queda nas taxas, no dia 12. O Santander reduziu os juros para micro e pequenas empresas no dia 17. Na quarta-feira (18), Bradesco e Itaú, os maiores bancos privados do país, também anunciaram medidas semelhantes. No mesmo dia, o Santander também reduziu as cobranças para pessoas físicas. A Caixa também lançou um programa de renegociação de dívidas. O banco ainda anunciou que irá aumentar o horário de atendimento ao público até 11 de maio para atender a demanda do programa de redução de juros.

Estímulo à economia

O movimento de redução das taxas nos bancos públicos atende ao chamado da presidente Dilma Rousseff, que tem o assunto como uma de suas prioridades. A iniciativa é uma forma de acirrar a concorrência com os bancos privados, que também anunciaram cortes após o BB e a Caixa, e estimular a economia para garantir um crescimento próximo a 4% neste ano.

Cortes

9% é a atual taxa básica de juros. Última redução da Caixa ocorreu após o BC anunciar a queda de 0,75 p.p. na Selic

Bancos falham ao informar

São Paulo. No primeiro dia em que as novas taxas de juros começaram a valer, os bancos tiveram dificuldades ontem em informar os clientes sobre as mudanças. Principais bancos na capital paulista (Santander, HSBC, Caixa, BB, Bradesco e Itaú Unibanco) foram avaliados. Nos quatro últimos, as alterações valem desde ontem - BB e Caixa já haviam reduzido as taxas. Ao visitar duas agências do BB, foram dadas explicações diferentes sobre as novas condições. Em uma delas, a atendente disse que as taxas mínimas eram válidas apenas para servidores. Já na outra, os dados estavam corretos. Na Caixa, o atendente informou taxas erradas do financiamento de veículos e crédito pessoal.

Erros se repetem

O problema se repetiu no Bradesco. A atendente passou os dados corretos sobre financiamento de veículos, mas errou em financiamento de bens e crédito pessoal. No Itaú, a funcionária não quis simular financiamento de veículo, o que só poderia ser feito para correntistas. A situação se repetiu no Santander e no HSBC.

A Caixa declarou que provavelmente o atendente pegou planilhas anteriores, mas que as operações só podem ser feitas com taxas novas. O Bradesco disse estar reforçando a comunicação com as agências. O BB informou que trabalha no treinamento dos funcionários. Já o HSBC informou que define as taxas pelo relacionamento do cliente com o banco. O Itaú disse que eventuais falhas estão sendo corrigidas. O Santander declarou que a taxa de juros do CDC Auto varia conforme o perfil do cliente, relacionamento e entrada.

Tudo vai ficar melhor com menos juros.

Beijão para todos e até amanhã.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais