quarta-feira, fevereiro 29, 2012

DESIGUALDADE EM ALTA


Bom dia amigos da Comunidade de Pajuçara – Maracanaú – Ceará, prosperidade para todos.

Nosso assunto hoje é sobre problema do crescimento Urbano e ampliação dos serviços.

O crédito é do Jornal Diário do Nordeste – artigo de LINA MOSCOSO REPÓRTER

Vejam os detalhes

Crianças ainda não são atendidas

O Fundo aponta para o problema do crescimento urbano acelerado sem a devida ampliação dos serviços

As cidades não conseguem atender às necessidades das crianças.

Assim concluiu o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no relatório "Situação Mundial da Infância 2012", divulgado ontem.

Fortaleza não é diferente. Na Capital, meninos e meninas são privados de acesso aos serviços básicos e ao direito de se desenvolver. Um dos pontos citados pelo relatório é a distinção, ainda muito presente, entre as crianças de baixa renda e as de melhores condições.

Em Fortaleza, a desigualdade é clara. Isso faz com que crianças que vivem nas favelas sejam invisíveis ao poder público, como relata o Fundo das Nações Unidas. "Às vezes, nos deparamos com crianças de bairros periféricos que não estudam porque não têm acesso ao serviço. Isso também vai da comunicação. Os pais desconhecem os direitos de seus filhos", destaca a coordenadora do Unicef Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes. Para ela, é preciso trabalhar a comunicação em políticas públicas.

O Unicef aponta para o problema do crescimento urbano acelerado sem a devida ampliação dos serviços. Isso acontece em várias regiões do mundo. O Ceará vive essa realidade. As cidades têm crescido vertiginosamente, mas não há assistência à saúde, educação, geração de emprego e renda, moradia e saneamento básico suficientes.

O Estado avançou muito no combate à mortalidade infantil e neonatal, mas muito ainda falta para que o Ceará se desenvolva na atenção à saúde da criança. De acordo com a Pastoral da Criança no Ceará, uma dificuldade que agrava a situação da criança é que a primeira alimentação não é trabalhada pela Saúde da Família. "A mãe precisa ser orientada para amamentar. As informações básicas devem ser repassadas para as mulheres", salienta a organização.

Outro problema é que as mães são mal atendidas na hora do parto. Isso tudo contribui para a mortalidade materna. Além disso, as drogas tomam conta das vidas de muitos jovens que estão sem atendimento. "Temos de pensar em soluções com estratégia", ressalta a coordenadora do Unicef. Para o advogado Renato Roseno, é um absurdo que Fortaleza não ofereça vagas para crianças e adolescentes no tratamento das drogas.

Segundo Renato Roseno, o Brasil deu um salto na questão da infância e da juventude com o marco legal, que é o conjunto de leis de proteção à criança e ao adolescente. Mas ele aponta uma série de problemas que persistem nos municípios cearenses. Para o advogado, há a necessidade de uma atenção especial à infância. "Tivemos um avanço nas leis, porém, o mesmo não aconteceu com o esforço governamental para a aplicação delas. O orçamento não prioriza as crianças. Sem recursos, não se consegue avançar nas políticas públicas. Não precisávamos de leis para priorizar a infância".

Roseno lembra que metade da cidade de Fortaleza não conta com saneamento. "As crianças são mais vulneráveis às doenças de veiculação hídrica. Fora isso, ainda persistem os problemas de má nutrição", completa.

Uma terceira questão pontuada pelo advogado é a educação infantil que está muito atrás nos indicadores. "Não temos agenda efetiva para a infância". A coordenadora do Unicef questiona se as políticas públicas estão sendo pensadas para a infância.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o governo tem pensado em todas as áreas para o atendimento à infância. Já o município de Fortaleza conta com a Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci) que garante os direitos humanos de crianças e adolescentes. Os projetos da Funci trabalham com ações diretas de abrigamento, enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infantil, atendimento psicossocial, programas de transferência de renda e de formação.

Na saúde, o trabalho é pela redução da mortalidade infantil e materna, organização da Saúde da Família, mais agentes comunitários, a vigilância do óbito infantil e neonatal e acompanhamento do desenvolvimento da criança nos postos de saúde. Além da conjunção de esforços entre atenção básica e assistência hospitalar, a ampliação do atendimento em creches e pré-escolas e oferta de um programa educacional, na Educação.

Abraços para todos e até amanhã

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

terça-feira, fevereiro 28, 2012

NÃO IMPORTA TER O NOME SUJO?


Oi amigos do Pajuçara em Foco, bom dia.

Hoje nosso assunto é uma reflexão sobre a matéria do Jornal Diário do Nordeste intitulada: Na hora de contratar.

O texto diz que um Projeto de lei no Senado proíbe a discriminação afirmando que o candidato com nome sujo teria dificuldade de acesso a emprego. Diz também que as empresas que se negam a contratar candidato exclusivamente por ele ter o nome sujo poderão ser multadas.

Vejam os detalhes.

Projeto de lei em análise no Senado proíbe a discriminação de candidato a um posto de trabalho que tenha o nome incluído em cadastros de inadimplentes. Segundo o autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), o preconceito começa antes da entrevista, com anúncios em jornais que informam que pessoas com nome sujo não são bem-vindas.

Pelo PL, empresas que se negarem a contratar um candidato exclusivamente por ele ter o nome sujo poderão ser multadas e processadas. Em dezembro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei parecida que proíbe que bancários sejam demitidos se tiverem com pendências.

De acordo com o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e presidente do Instituto Brasileiro de Relações do Emprego e Trabalho, Hélio Zylberstajn, se o funcionário está com restrições no nome, a última coisa que poderia ocorrer é ter o acesso a um emprego impedido.

Para o presidente da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), Marcelo Segredo, a prática fere os direitos do consumidor, mas principalmente da pessoa. Segundo ele, negar uma vaga a alguém com dívida interfere ainda mais na economia, já que sem emprego, a pessoa não terá dinheiro para arcar com os compromissos financeiros.

Consultar SPC vale

Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu o direito de uma empresa consultar os serviços de proteção ao crédito antes de contratar seus funcionários.

O TST rejeitou um recurso do Ministério Público (MP) do Trabalho em Sergipe que tinha o objetivo de impedir as pesquisas pela G.Barbosa Comercial Ltda, de Aracaju. Para o MP, a conduta da empresa era discriminatória e havia um dano moral coletivo. A decisão ainda cabe recurso.

Tomada pelos ministros que compõem a 2ª Turma do TST, a decisão vale só para o caso específico da G.Barbosa. No entanto, abre precedente para outros processos semelhantes que envolvam a consulta por empregadores de entidades como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa, órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar. A origem da disputa judicial foi uma denúncia anônima feita em 2002 segundo a qual a empresa teria praticado discriminação ao não contratar pessoas com pendências no SPC.

Inquérito

Um inquérito foi aberto. Na audiência, a empresa recusou-se a assinar um termo de compromisso de que não faria mais a pesquisa. Diante desse fato, o Ministério Público protocolou uma ação no Judiciário.

Na Justiça de 1ª Instância foi determinado à empresa que deixasse de fazer as consultas sob pena de multa de R$ 10 mil para cada pesquisa realizada, além do pagamento de indenização de R$ 200 mil por dano moral coletivo. A G.Barbosa recorreu ao TRT argumentando que não havia discriminação.

Ao julgar o recurso, o tribunal ressaltou que a administração pública e o próprio processo seletivo do MP fazem exigências em relação à conduta de candidato a postos de trabalho. Os magistrados do TRT concluíram que no caso não ocorreu a discriminação que é proibida pela Constituição e está relacionada a condições pessoais, como sexo e etnia.

Público e irrestrito

Já no TST, o relator do recurso, ministro Renato de Lacerda Paiva, afirmou que os cadastros consultados pela empresa são públicos e de acesso irrestrito. Segundo ele, o empregador tem direito de apurar a conduta do candidato à vaga oferecida na empresa. "Se a administração pública, em praticamente todos os processos seletivos que faz, exige dos candidatos, além do conhecimento técnico, inúmeros comprovantes de boa conduta e reputação, não há como vedar ao empregador o acesso a cadastros públicos como mais um mecanismo de melhor selecionar candidatos às suas vagas de emprego", disse o relator do recurso.

Na avaliação de Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, professor de direito e processo trabalhista da Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), a consulta dos serviços de proteção ao crédito no processo de seleção precisa ser amadurecida. Isso porque muitas vezes o profissional desempregado está com o "nome sujo" por justamente estar sem emprego. "O profissional vai procurar um emprego e não consegue uma recolocação por causa dessa situação. Não é o fato do seu nome constar nos cadastros que ele tem uma índole duvidosa. Ainda haverá muita discussão em torno do assunto".

Abraços para todos e até amanhã.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

ELA ESTÁ CONOSCO HOJE


Hoje nosso assunto é divulgar que a Sra: Dilma Rousseff está no Ceará

A informação saiu no site oficial do Governo do Estado e o crédito é de: Assessoria de Imprensa do Metrofor e Cagece - Márcio Teles( marcio.teles@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7115)- Sabrina Lemos ( comunicacaocagece@gmail.com / 85 3101.1826)

Segundo o artigo na íntegra:

A presidenta Dilma Rousseff estará no Ceará hoje segunda-feira (27). Ao lado do governador Cid Gomes, ela participará da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras civis do VLT Parangaba-Mucuripe. O evento será realizado, a partir das 10 horas, na estação Virgílio Távora, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dilma Rousseff acompanhará as ações de conclusão da Linha Sul e assinará liberação de recursos para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Para chegar a estação Virgílio Távora, a Presidenta embarcará na estação Rachel de Queiroz, também em Maracanaú, e fará o percurso de cerca de 1 km de trem.

Em seguida, às 15 horas, Dilma Rousseff e Cid Gomes visitam as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA-Oeste), em Caucaia, também na RMF. A construção da ETA-Oeste atende a necessidade de aumentar a oferta de água para a zona oeste da Capital e reforçar o abastecimento no município de Caucaia, locais estes que passaram por um acelerado crescimento demográfico nos últimos anos. A expectativa é aumentar a vazão de água para 5m³ por segundo, o que representa metade da capacidade atual da Estação de Tratamento de Água Gavião. Após sua conclusão, prevista para outubro de 2012, estima-se que a obra irá beneficiar 1,2 milhão de habitantes.

A obra está sendo realizada em duas etapas. Na primeira fase, executada pela Secretaria de Recursos Hídricos e finalizada no final de 2010, foram construídos seis filtros descendentes, uma estação elevatória, reservatório elevado, um sistema de aplicação de produtos químicos, sistema de lavagem de gases, além de toda a área administrativa da estação. Essa estrutura é capaz de produzir 1,5 m³ por segundo de água tratada.

A segunda etapa, que está sendo realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), consiste na construção de sete filtros, um reservatório pulmão de água tratada, uma estação elevatória e uma adutora de 11,7 km, com 1.500 de diâmetro. O investimento total previsto é de R$ 158 milhões, dos quais R$ 25,7 da 1ª etapa R$ 132,3 milhões da 2ª Etapa. Atualmente, a obra está 45% concluída e tem sua previsão de conclusão para outubro de 2012.

VLT Parangaba-Mucuripe

No Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 16, página 36, o consórcio CPE-VLT Fortaleza, composto pelas empresas Consbem Construções e Comércio LTDA, Construtora Passarelli LTDA e Engexata Engenharia LTDA apresentou o menor preço, de R$ 179.546.499,60 para realizar as obras civis do Ramal Parangaba Mucuripe. O valor proposto pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza é, aproximadamente, 13% inferior ( R$ 25.649.502,64) ao preço de referência, o máximo que havia sido proposto na licitação, que foi de R$ 205.196.002,24.

Por determinação do governador Cid Gomes as obras do VLT Parangaba Mucuripe, a serem realizadas pelo consórcio CPE, terão início em locais em que não será necessário realizar desapropriações. Entre os trechos que serão iniciados estão o elevado da Parangaba que cruza a rua Germano Franck; o elevado sobre a avenida Aguanambi; os deslocamentos da linha de carga, a exemplo o cruzamento da linha férrea com a BR-116; além dos viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Virgílio Távora, Antônio Sales e Dom Luís.

As próximas ações para a construção do VLT Parangaba Mucuripe incluem, também, a realização de reuniões com as comunidades que moram nas áreas, onde acontecerão as obras, para explicá-las sobre o processo de desapropriação. Pela Lei Estadual 15.056, as famílias poderão receber, além da indenização em dinheiro, um apartamento no condomínio Cidade Jardim, no José Walter, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Conheça o projeto

O Ramal Parangaba - Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa de 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra visa à remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, para utilização do espaço pelos dois modais de uso (passageiro e carga) de forma segregada. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra tenha início em 2012 e seja concluída até o início do segundo semestre de 2013 (inclusive final dos testes) e, uma vez concluído, deverá ser utilizado por mais de 90 mil passageiros por dia.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.

Lei 15.056

As propostas do governador Cid Gomes referentes a realocações e indenizações dos moradores por onde as obras do Ramal Parangaba-Mucuripe passarão foram oficializadas na Lei 15.056, publicada no dia 12 de dezembro de 2011.

Pela lei os proprietários dos imóveis residenciais ou mistos avaliados em até R$ 40 mil e que morem no local, além da indenização correspondente, receberão uma unidade residencial dentro do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), da Caixa Econômica Federal, com prestações custeadas pelo Estado. O local escolhido pela Seinfra para as famílias será o condomínio Cidade Jardim, ao lado do Conjunto Prefeito José Walter.

Já os proprietários de imóveis avaliados acima de R$ 40 mil receberão o valor correspondente à desapropriação em dinheiro. A unidade do PMCMV será entregue mediante o custeio das prestações. As avaliações são realizadas levando em consideração o terreno e as benfeitorias, como edificações, dentro da área.

Os exclusivamente posseiros na forma da legislação civil e que morem há pelo menos 12 meses antes da data da publicação da lei 15.056, também receberão um imóvel quitado pelo Governo do Estado. Quem for posseiro há menos de 12 meses receberá o imóvel do PMCMV, mediante o aceite em custear as prestações.

Os inquilinos poderão ser contemplados com as unidades habitacionais, bastando comprovar que residem no local há pelo menos 12 meses e se comprometerem ao pagamento das prestações das unidades.

O Governo do Estado também custeará o aluguel social de R$ 200,00 mensais às famílias que tiverem seus imóveis avaliados abaixo de R$ 16 mil até a unidade habitacional do PMCMV ficar pronta. Alguns destes casos são de moradores que não podem ter os terrenos em que residem somados ao valor da desapropriação pelo fato de as propriedades pertencerem à União.

Durante a visita da presidente ao Ceará, Dilma Rousseff também irá conhecer a linha Sul do metrô de Fortaleza. Com mais de 94% das obras físicas concluídas, o Governo do Estado já marcou as datas das duas fases de testes do metrô de Fortaleza: 15 de junho e 15 de outubro de 2012.

O Metrô de Fortaleza passará a fazer todo o trecho de Maracanaú ao centro de Fortaleza a partir de 15 de outubro deste ano durante a segunda fase de testes com passageiros. O anúncio foi feito no dia 10 de fevereiro pelo secretário de infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, durante visita de empresários às obras do metrô.

Durante esta segunda fase, as composições passarão por todas as 18 estações da Linha Sul do metrô. “Duas estações, a Chico da Silva e a José de Alencar, ainda estarão em fase de acabamento, mas poderão receber os passageiros”, afirma. De acordo com Rômulo Fortes, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a primeira fase será iniciada no dia 15 de junho. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba. Esses testes servirão para fazer quaisquer ajustes necessários”, afirma.

Essas operações são chamados “testes dinâmicos” e consiste em colocar os equipamentos em funcionamento para ajuste. “É uma fase necessária para oferecer segurança quando formos iniciar a operação comercial. Antes fazemos a operação assistida, que consiste em transportamos passageiros sem a cobrança de passagem. Mas também o passageiro está consciente que é uma fase de teste”, explica Fortes.

Linha Sul

A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).

Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da Capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

Abraçando a todos com muito carinho.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

domingo, fevereiro 26, 2012

CORRIGINDO PEQUENOS ERROS


Olá mulheres lindas de Pajuçara – Maracanaú – Ceará, um lindo domingo para vocês.

Hoje eu meu recado é explicar sobre os 6 erros de beleza mais comuns, para que vocês aprendam a corrigir pequenos costumes que comprometem os resultados dos seus cuidados de beleza.

O crédito é do site: Dicas de Mulher - Por Andressa Dias

Vamos ver os detalhes.

Toda mulher gosta de ter pelo menos alguns cuidados básicos para manter a beleza em dia. Infelizmente, algumas crenças e a falta de informação às vezes as levam criar hábitos que em vez de colaborar com a beleza acabam fazendo o oposto.

Para que você não cometa esses deslizes, listamos aqui erros de beleza bastante comuns, que muita gente faz acreditando ser a maneira correta de se cuidar. Evite esses hábitos e perceba como o jeito certo de cuidar da sua beleza proporcionará resultados ainda melhores na sua pele.

6 erros de beleza que você deve evitar

1 – Passar condicionador demais no cabelo

Algumas pessoas acreditam que quanto mais condicionador elas passarem, mais hidratado o cabelo vai ficar. Na verdade, exagerar na quantidade de creme pode deixar o cabelo pesado, sem vida e oleoso – mesmo que o cabelo seja naturalmente seco.

O ideal é colocar um pouco de creme na palma da mão e espalhar somente nas pontinhas. O cabelo não precisa ficar “branco” de tanto creme para ficar hidratado, coloquei uma quantidade que seja suficiente para que o creme atinja as pontas do cabelo apenas.

2 – Exagerar ao lavar o cabelo

Outra crença ainda muito disseminada é a de que se deve lavar o cabelo várias vezes ou ficar esfregando bastante o couro cabeludo para retirar todas as impurezas. Infelizmente, fazer isso vai deixar o cabelo sem as substâncias hidratantes naturais dele e ainda pode desencadear maior produção de sebo – o que deixará a raiz extremamente oleosa.

Ao lavar o cabelo, aplique xampu em toda sua extensão e massageie levemente o couro cabeludo descendo até as pontas. Após isso, enxague bem com água corrente. Se desejar remover melhor as impurezas, utilize um xampu anti-resíduos.

3 – Passar perfume depois de se vestir

Passar perfume na roupa, além de poder manchar, pode não dar o efeito esperado. O perfume é feito para ser aplicado na pele, onde, com o calor do corpo ele exalará o aroma esperado. Por isso, evite passar o perfume por cima da roupa. Prefira passar no pulso e atrás das orelhas.

4 – Tirar a sobrancelha com o rosto muito perto do espelho

Colocar o rosto muito perto do espelho na hora de tirar a sobrancelha pode comprometer seriamente o resultado. Ao tirar a sobrancelha, aconselha-se ficar longe do espelho primeiro para analisar onde vai tirar os pelos. Então, você se aproxima e tira alguns. Se afasta novamente para conferir o resultado e repete o processo até terminar. Assim você terá mais chances de manter o formato certo para o seu rosto e evitará deixar as sobrancelhas finas demais ou pequenas demais.

5 – Esquecer de maquiar o colo e o pescoço

Esse é um erro fatal especialmente se você passar uma base ou pó com um tom diferente da sua pele natural. A diferença entre a pele do rosto e a pele do pescoço e do colo fica evidenciada nesses casos.

Por isso, ao se maquiar, não se esqueça de deixar toda a região exposta com uma cor homogênea. Para não errar, teste sempre o tom da base e do pó antes de comprar na loja. Teste tanto no rosto quanto no pescoço e no colo.

6 – Abusar no corretivo

Passar corretivo demais na região dos olhos pode evidenciar ou até mesmo criar rugas inexistentes. Exagerar na quantidade de produto não vai esconder mais os pequenos defeitos que você não quer que apareça.

Em vez de colocar uma quantidade exagerada de corretivo, prefira passar um primer facial antes porque ele fecha os poros e deixa a pele com um aspecto mais bonito, além de fixar melhor a maquiagem e fazer com que ela dure mais.

Siga as dicas e cuide ainda mais da sua beleza. Assim você aproveita ao máximo os benefícios que os cosméticos podem proporcionar.

Um lindo beijo para todas e até amanhã com muito amor.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais