
Olá amigos do Pajuçara em Foco prosperidade para todos.
Nosso assunto hoje é um artigo de Verônica Mambrini, iG São Paulo relatando sobre o primeiro casamento gay do Brasil com direito a certidão de casamento, aliança, beijo e brinde com champagne, fazendo cumprir assim o direito cidadão dos envolvidos.
Acompanhem os detalhes.
No dia Mundial do Orgulho LGBT, casou-se no Brasil o primeiro casal homossexual. Luiz André de Sousa Moresi e José Sérgio Sousa Moresi tiveram direito a certidão de casamento, aliança, noivo atrasado, beijo e brinde com champagne, como sonham muitos casais. O casamento de Luiz e José é o primeiro de "papel passado" - desde a decisão do STF, casais do mesmo sexo podiam oficializar suas uniões estáveis. Mas eles foram os primeiros a converter uma união estável homossexual em casamento propriamente dito.
"Dedicamos nosso casamento a muitos militantes que lutaram por essa conquista. Muitas pessoas dizem que estamos destruindo a família. Pelo contrário, nós amamos a nossa e vivemos como uma", disse Luiz André. "Hoje celebramos a união de duas familias que passam a formar uma nova. Estamos falando hoje de direitos e dignidade humana." Emocionados, os dois choraram durante a cerimônia, que foi acompanhada por membros da família e amigos da comunidade LGBT.
O ato foi oficializado por Marcelo Salaroli de Oliveira, oficial de registro civil de Jacareí. "É uma porta aberta para que outros casais sigam esse caminho e um passo importante na luta pela igualdade dos diritos civis".
Luiz André e Sérgio se casaram em regime de comunhão parcial de bens, e, de acordo com José Luiz Bednarski, promotor de justiça que acompanhou o caso, a união não pode ser anulada. "A decisão partiu de um fundamento jurídico sólido. O casal tem os mesmos deveres e direitos de qualquer outro", afirmou o promotor. Ele informou que os próximos pedidos de habilitação da união estável para o casamento deverão passar pelo mesmo crivo judicial que o casal passou, até que a postura de juízes seja normatizada.
Noivo atrasado
Minutos antes do noivo chegar, Regina Moresi, 32, irmã de Luiz André, brincava com o fato do noivo estar atrasado. "Nossa família está bastante feliz, são anos de luta dos dois e um marco para todos. Eu, meu pai e meu irmão temos um orgulho enorme do meu irmão, assim como minha mãe também tinha", diz Regina. "Eles sonham com isso há anos".
Os amigos se preparavam também para uma festa íntima, depois do ato. "Sou transexual assumida há 30 anos, desde a década de 80. Sou muito amiga do casal e eles estão muito felizes. É um orgulho essa vitória ser aqui em Jacareí", diz a artista da noite e maquiadora Marilda Guedes, 40 anos. "Acompanhei todas as mudanças do movimento gay e hoje é uma vitória".
Luiz André e José Sérgio estão dando o exemplo para amigos próximos. O casal homossexual Elisângela Anunciato, 39, Soraia Queiroz Nogueira, 32 pretende pedir a conversão de união estável para casamento em breve. Elas estão juntas há cinco anos. “Espero que todos os casais vivendo em família também façam o pedido para ter este reconhecimento perante a sociedade”, afirma Elisângela.
Abraçando a todos com muito carinho.
Pajuçara em Foco
Por
Educadora
Com especialização em psicopedagogia
Nenhum comentário:
Postar um comentário