
Comunidade realiza cortejo pedindo paz
O evento visa chamar atenção da sociedade e promover uma discussão pública sobre o extermínio juvenil
A comunidade do Bom Jardim, na região metropolitana de Fortaleza, realiza, amanhã, às 16h, um cortejo de tambores pela paz e pela juventude a ser realizado pelas ruas do bairro. A ação também inclui um ato ecumênico em memória aos jovens assassinados na região, previsto para 18h. O evento tem como principais objetivos chamar atenção da sociedade e iniciar uma discussão sobre a letalidade e o extermínio juvenil no território.
De acordo com os dados da Pesquisa Cartográfica da Criminalidade e da Violência em Fortaleza, realizada pelo Laboratório de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual do Ceará (Labvida - Uece), ao todo, 189 jovens foram assassinados entre os anos de 2007 e 2009 nos bairros que compreendem o Grande Bom Jardim.
O aniversário de 18 anos da Organização Não-Governamental (ONG) Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, que atua no bairro na defesa e promoção dos direitos humanos, também serviu como motivo para a realização dos eventos.
Segundo Caio Feitosa, membro do Centro e coordenador da organização, a iniciativa tem como intenção inquietar a população local em relação à naturalização dos diversos homicídios, seja dos moradores da comunidade, seja de todo o Estado.
Caio Feitosa ressalta que 58% dos crimes de morte na região ocorrem com pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos de idade e que as principais causas dos óbitos são as dívidas de drogas, relações de conflitos pessoais e envolvimento com a criminalidade. "Estamos muito preocupados com a concentração de jovens vítimas desses crimes".
Durante o cortejo, promovido pelo grupo de arte da comunidade, será realizado panfletagem para falar um pouco da história dos jovens assassinados. No mesmo dia, ocorrerá o encerramento do curso de Direitos Humanos na Luta Comunitária, promovido pela ONG e que envolveu moradores e lideranças na construção de conhecimentos em direitos humanos no sentido de fortalecer uma cultura de direitos.
A saída do Cortejo de Tambores será no Centro Cultural Bom Jardim, na Rua Três Corações. Ele seguirá até o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, na Rua Dr. Fernando Augusto, onde também ocorrerá o ato ecumênico. A aula de encerramento do curso de direitos humanos acontece no mesmo local.
Embora essa iniciativa não resolva o problema de segurança na cidade, fortalece e motiva a comunidade pela luta por dias melhores.
Abraços para todos e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário