
Olá meu povo de Pajuçara – Maracanaú Ceará, saúde para todos.
Hoje eu trouxe do Jornal Diário do Nordeste, crédito da repórter Luana Lima, uma matéria onde se publicou que está tudo pronto para o Fortal – 2012.
Vejamos os detalhes.
Além de questões sobre o trânsito no local, ainda foram divulgados dados referentes à segurança e ao serviço ambulatorial.
Está tudo pronto para o Fortal 2012. Para garantir a alegria dos foliões e o sucesso da festa, a organização do evento apresentou, ontem, o plano operacional, que envolve questões de segurança, transporte público, trânsito e ambulatorial. A contagem agora é regressiva: faltam apenas dois dias para a 21ª edição dessa que é considerada uma das maiores micaretas do País.
Em média, um público estimado entre 80 a 120 mil pessoas deverá passar, diariamente, pela Cidade Fortal, totalizando 400 mil foliões nos quatro dias de evento, realizado de 19 a 22 de julho. "Paz, alegria e espírito desarmado é o que desejamos para esse Fortal 2012. É uma festa que veio para trazer alegria às pessoas, e é isso que ela faz todos os anos", destaca Pedro Coelho Neto, diretor do evento.
Para que os foliões possam brincar em segurança, 1.859 homens estarão trabalhando nos quatro dias de festa. São 124 da Polícia Civil, 1.511 da Polícia Militar e 224 do Corpo de Bombeiros. A segurança contará, ainda, com 285 viaturas, sendo 36 da Polícia Civil, 229 da Polícia Militar, 20 do Corpo de Bombeiros e 36 da cavalaria.
O tenente Coronel da PM, Fernando Albano, recomenda que as pessoas evitem ostentar riqueza, com a utilização de cordões e pulseiras de ouro, relógios que chamem atenção e aparelhos celulares. Solicita aos foliões que portem apenas um documento de identificação com foto e o mínimo de dinheiro possível.
As estatísticas mostram que, nos anos anteriores, predominaram ocorrências como perda de documentos de identidade e pequenos furtos, especialmente dentro da Cidade Fortal, por isso o policiamento preventivo nessa área será potencializado. Na área externa também haverá reforço policial, nas vias que dão acesso ao evento, paradas de ônibus e morros do entorno.
Em caso de possíveis ocorrências, os brincantes poderão recorrer à Polícia Civil, que também estará atuando no evento. Um estande será montado para prestar orientações à população, apuração de delitos e registros de Boletins de Ocorrência (B.Os.). Além do 2º Distrito Policial, estarão presentes o Departamento de Narcóticos; Roubos e Furtos; Delegacia de Proteção ao Turista; Delegacia da Criança e do Adolescente e Delegacia da Mulher. O diretor dos agentes do Juizado da Infância, Walter Batista, informa que o órgão estará agindo no evento com 200 agentes, sendo 50 por dia, utilizando três viaturas e um ônibus.
Excepcionalmente por causa do Fortal, será implantada uma sinalização proibindo o estacionamento ao longo de toda Avenida Aldi Mentor. O intuito é obter maior fluidez tanto na chegada quanto na saída do evento.
Foliões
Disraeli Brasil, gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), informa que a rota mais usada pelos foliões é a Avenida Padre Antônio Tomas, seguindo pela Aldi Mentor e chegando à Cidade Fortal. Uma rota alternativa seria pela Avenida Santos Dumont, Avenida Dioguinho e seguindo pela Aldi Mentor até a Cidade Fortal.
Para que haja um disciplinamento na questão do estacionamento, proibindo, principalmente, o comércio de ambulantes que se instalam durante o dia com veículos de alimentação ao longo da Avenida Aldi Mentor, a Autarquia começará a operação a partir das 10h. Para tanto, 100 agentes de trânsito atuarão por dia, divididos em dois turnos, em 20 viaturas e 20 motocicletas. Segundo Disraeli, a operação só será encerrada às 5h, com a total dispersão do público.
O gerente de operações da AMC recomenda que os foliões que estiverem dirigindo não deverão ingerir bebida alcoólica. Sugere que optem pela "carona amiga", pelo transporte público coletivo ou mesmo pelo táxi.
Abraços para todos e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário