
Bom dia amigos do Pajuçara em Foco, prosperidade para vocês neste dia lindo.
Hoje os articulistas da redação do Bolsa de Mulher nos dão dicas para fazer nossos Planos de negócios.
Aqui eles ensinam como fazer um planejamento para abrir a sua própria empresa
Vejam os detalhes.
Há pessoas que acham muito simples montar uma empresa, bastando somente ter uma idéia e um dinheirinho extra. Comumente elas não dimensionam as responsabilidades e os custos que uma ação como essa possui. Os dados são impressionantes: sete entre dez pessoas que procuram o Sebrae demonstram apenas um interesse, uma possibilidade de começar um negócio, mas sem nenhuma certeza nem preparação.
Três etapas
Segundo Marc Diaz, gerente de Área de Atendimento do Sebrae-RJ, geralmente as micro e pequenas empresas passam por três momentos distintos. O primeiro acontece quando a pessoa é apenas candidata a empresária. O segundo corresponde aos dois primeiros anos da empresa, quando ela ainda está se estruturando, recuperando os investimentos feitos e o administrador ainda não sabe muito bem como conduzi-la. Após este período, chega-se ao terceiro momento - o de pensar no futuro e questionar quais serão os próximos objetivos, seja crescer, investir numa filial etc. Mas, para isso, é necessário um plano de negócios.
"A primeira vez que idealizei minha papelaria achei que seria muito fácil arrumar os fornecedores, montar a loja e pagar funcionários. No mundo das idéias é muito simples. Quando coloquei no papel as coisas que tinha que fazer quase desisti. Minha mulher insistiu no projeto e segui em frente. Levei ao todo oito meses para planejar. Ainda bem. Se não fosse isso, talvez teria uma história muito triste e custosa para contar", analisa André Salles, que virou pequeno empresário.
Realmente, no início, parece ser muita coisa, mas é importante deixar a ansiedade de lado e arregaçar as mangas. O período de planejamento é crucial para o sucesso da sua empresa. Para que você não desanime e não desista do seu sonho, o Bolsa listou alguns pontos que você deve refletir para fazer o seu plano de negócio.
Defina o seu negócio
É importante definir em que atividade a sua idéia se encaixa. De maneira geral uma empresa pode atuar em três ramos: industrial, em que as matérias primas são transformadas em mercadorias; comerciais, empresas que vendem as mercadorias diretamente ao consumidor, seja atacado ou varejo; e, finalmente, prestação de serviços, que são companhias em que não oferecem produto e sim um serviço.
Essa divisão é geral, estes três grupos possuem subgrupos de acordo com a atuação. Você pode ser do ramo industrial, mas atuar na área gráfica, de vestuário ou de bebidas, por exemplo. O mesmo acontece em empresas da área comercial - é possível trabalhar com veículos, roupas, combustíveis. A área de prestação de serviços também é ampla, indo de cinemas a hospitais, passando por lavanderias e clínicas de estética.
7 Competências Essenciais para Gestão de sua Carreira
Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e comportamentos em comum que diferenciam os profissionais de sucesso dos demais profissionais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências de vida, e outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho. Vamos analisar 7 competências que acreditamos serem relevantes para a gestão de qualquer carreira de sucesso:
Auto-motivação – que é a capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário, encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais;
Humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver;
Produção de conhecimento – capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos a sua profissão, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular;
Liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;
Relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas - poder de persuasão;
Criatividade – capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar;
Capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé.
Evidentemente que existem outras qualidades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira, como também outras habilidades em um profissional que seriam importantes para as organizações, mas estas sete competências certamente terão um peso fundamental para projetar uma carreira de sucesso.
Como liderar pessoas se você não souber se relacionar com elas, não souber persuadi-las a fazer as tarefas difíceis?
Para criar o novo é preciso atitude, é preciso sonhar, é preciso imaginação. Todavia, será necessário persuadir a equipe e conquistar aliados para as novas idéias. Como exigir atitude e criatividade das pessoas dentro da organização se você mesmo não é criativo, vive num estado de acomodação pessoal e profissional?
Como motivar as pessoas dentro da empresa se você mesmo precisa .ser constantemente motivado?
Como manter a organização num ambiente agradável se você é o primeiro a perder o bom humor frente à menor dificuldade?
A conclusão que chegamos é a seguinte: os bons profissionais são importantes para as empresas; os profissionais competentes são fundamentais para o sucesso de qualquer organização; mas os líderes eficazes, sonhadores, motivados e bem humorados são absolutamente imprescindíveis em qualquer forma de organização empresarial.
Beijão para todos e feliz dezembro.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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