sexta-feira, dezembro 23, 2011

VOCÊ JÁ PENSOU EM SER VOLUNTÁRIO??


Oi gente boa de Pajuçara, bom dia

Nosso assunto para reflexão de hoje vem da edição do dia 21/12/2011 do Jornal Nacional da Rede Globo, onde se apresentou que as empresas públicas e privadas estão incentivando o trabalho voluntário.

A matéria explica que voluntário tem mais chances no mercado de trabalho. Segundo o Ibope, 67% dos voluntários trabalham e, cada vez mais, são incentivados a isso pelas empresas.

Vejam os detalhes.

Quando a motocicleta ronca, adeus escritório. Tony acelera pela Zona Norte paulistana. Esquece da engenharia, esquece dos pepinos do trabalho, ignora qualquer tentação

Tony tem uma vocação que o conduz a um lugar cheio de árvores, com arquitetura belíssima. E na pediatria da Santa Casa de São Paulo, nasce o contador de histórias.

Tony vai para casa lembrando de cada um dos meninos. “O Vinicius está legal, a Vitória riu bastante hoje, a Emily é uma graça, que menina linda, e ai eu levo isso comigo que são os bons momentos. Eu durmo feliz!”, diz Tony Silva.

Segundo o Ibope, 67% dos voluntários trabalham e, cada vez mais, são incentivados a isso pelas empresas, públicas e privadas. “O RH e a área de comunicação resolveram desenvolver um programa que incentivasse o voluntariado corporativo”, afirma Tony.

Ele já era voluntário quando foi convidado a ajudar na iniciativa da empresa.

“Hoje já se considera que alguém que viveu uma experiência voluntária em algum momento da vida é alguém que aprendeu a lidar com uma dificuldade, que é mais solidário, que é mais participativo. Isso é legal para a empresa”, avalia Ricardo Voltolini, professor da Fundação Dom Cabral.

Não seria nenhum exagero dizer que o voluntariado está na alma do brasileiro. Nasceu antes mesmo da nossa independência, mais precisamente em 1543, ao lado de uma igreja em Santos, no litoral de São Paulo: a primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil. O primeiro ato voluntário registrado pela história. Uma semente tão bem plantada que até hoje, quase 500 anos depois, a Santa Casa de Santos é um exemplo de ação voluntária.

Elas fazem bazares, conseguem doações para os recém-nascidos, trocam desamparo por conforto. “Presume-se, não é uma coisa concreta, que somos o primeiro corpo de voluntários do Brasil. Me orgulho muito disso”, revela Jeannette Ferraz do Amaral, a presidente das voluntárias.

Só recentemente, voluntariado virou sinônimo de mobilização nacional. Só recentemente voluntariado virou sinônimo de mobilização nacional. Nos anos 80, com o surgimento da Pastoral da Criança, Dona Zilda Arns começou a formação de mais de 300 mil voluntários. E uma década depois, o sociólogo Betinho convocou todos os brasileiros para juntos combater a fome.

“Os problemas sociais nos países mais desenvolvidos não são só responsabilidade dos governos. A sociedade se sente responsável por tudo isso e a gente vê que, no Brasil, a sociedade cada vez mais tem se sentido responsável”, destaca Maria Lúcia Meirelles Reis, diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo.

Durante três dias, a gente mostrou muitos voluntários aqui no JN. Cada um, a seu jeito, tornando o Brasil muito mais bonito.

Legal, não é mesmo pessoal?

Parabéns aos voluntários desse Brasil nosso de cada dia.

Pajuçara em Foco

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário