
Bom dia Pajuçara Maracanaú, prosperidade para vocês nesta linda sexta feira de janeiro andante.
Hoje o nosso presente reflexivo vem do nosso apreciado Novo Portal Zun, texto de Juliana, nos apresentando a Hepatite C sintomas tratamento e prevenção
Vamos apreciar com atenção pois, essa doença mata.
Estima-se que no Brasil viva quase dois milhões de portadores de hepatite C. A doença é um vírus que provoca uma inflamação no fígado que se não tratada pode conduzir á cirrose ou insuficiência hepática, que é quando o fígado tem suas funções totalmente comprometidas.
A hepatite c é uma doença é silenciosa e só apresenta sintomas quando está avançada, por isso toda informação é bem vinda para nos ajudar na prevenção.
Transmissão e Sintomas
A hepatite c é contagiosa, sendo que seu principal meio de transmissão ocorre através do sangue, basta uma pequena quantia infectada para a transmissão, que pode ocorrer através de cortes, ferida ou no uso compartilhado de seringas.
É pouco provável que o sexo ou o beijo transmita a hepatite, porém o contagio pode ocorrer se houver, por exemplo, feridas abertas que entrem em contato com sangue contaminado. É importante ressaltar que o vírus não se pega através de uso de talheres, louça, aperto de mão, enfim no convívio social.
O grande problema é que a doença só manifesta no seu estágio agudo, quando apresenta sintomas como febre, mal estar geral, perda de apetite, dores no fígado e olhos amarelados, que pode evoluir para um quadro de hepatite c crônica, antes disso porém, o portador sente-se saudável.
Tratamento
É possível diagnosticar a doença precocemente através de exames de sangue, iniciando um tratamento rápido as chances de cura são grandes, porém ainda se questiona se a hepatite c tem cura. O tratamento dura cerca de seis meses feito a base de medicamentos injetáveis. O único incômodo é que ele provoca efeitos colaterais indesejáveis como depressão, cansaço extremo, febre e náuseas. Mas apesar disso 50 % dos casos são revertidos.
Prevenção
Para se prevenir alguns cuidados são indispensáveis como não partilhar lâminas, tesouras, alicates de unha, entre outros objetos de uso pessoal. O ideal é levar seu próprio kit na hora de fazer a manicure. Mesmo pouco provável o contágio por via sexual o uso de preservativos continua sendo a única medida para evitar doenças sexualmente transmissíveis, por isso indispensável.
Mantenha-se sempre atento, pois o vírus é muito resistente e consegue sobreviver até uma semana. Lembre-se sempre, prevenir é o melhor caminho.
Muito sucesso para todos e até amanhã com muito carinho
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário